quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PARA MULHERES - Atividade física ajuda a retardar o surgimento de varizes



Exercícios Físicos são ótimos para retardar o aparecimento de vasinhos e varizes para quem tem pré-disposição ao problema. 

Muito se fala sobre atividade física e o aparecimento de problemas circulatórios, especificamente o desenvolvimento de varizes, veias tortuosas, alongadas e dilatadas. As varizes podem apresentar complicações, originando manchas, úlceras, hemorragias, erisipelas e eczemas. Contudo, especialistas alertam que a prática incorreta de exercícios físicos é a principal causa no aparecimento do problema. “A atividade física praticada corretamente auxilia na circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupos musculares. Ao ser contraído, o músculo também contrai as veias subjacentes que, por sua vez, têm válvulas que permitem um melhor fluxo sanguíneo no corpo”, explica o cirurgião vascular, Caio Focássio. Segundo ele, músculos enrijecidos determinam um bom funcionamento do sistema circulatório. Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias, devido ao aumento do volume sanguíneo. Todavia, os exercícios podem ajudar, e muito, neste retorno do sangue, e assim, evitar o problema. 

Ao menos um terço das brasileiras possui varizes, e para cada quatro mulheres, há um homem com o problema. Para a fisiologista da Curves Academia, Luciana Mankel, o problema atinge grande parte das alunas. “No passado a doença era associada a mulheres com mais de 40 anos e já mães, porém hoje em dia, vejo mulheres mais jovens com o problema. Não é mais uma doença da meia idade”, explica Luciana. “A atividade física ajuda no bombeamento sanguíneo de todo o corpo. É como se a panturrilha fosse o coração da perna, e portanto, é preciso mobilizar, fortalecer e alongar os músculos dessa região para ajudar o retorno venoso”, diz. 

Vale ressaltar que se a pessoa interessada em praticar musculação possuir doenças vasculares no histórico familiar, ou ter alguns vasos varicosos, o profissional de Educação Física deve tomar um cuidado redobrado na prescrição e orientação do treino. Neste caso, recomenda-se uma avaliação médica vascular complementar com um angiologista, que irá indicar a melhor prática física, de acordo com as reais condições de saúde do aluno. “Somente a partir deste diagnóstico e prescrição, o aluno estará assegurado para que os exercícios com sobrecarga sejam executados sem que provoquem o surgimento ou o agravamento das varizes”, afirma Luciana. Além disso, é importante que portadores de varizes de pequeno calibre e que não apresentam insuficiência vascular profunda, utilizem menos carga e executem um número maior de repetições. Isto poderá não favorecer a hipertrofia muscular em curto prazo, porém não irá provocar o agravamento ou o surgimento de novas varizes. 

Combatendo as varizes no dia a dia

Ficar parado ou sentado durante muito tempo pode prejudicar a circulação. Cruzar as pernas, se sentar sobre elas, ficar de pé ou sentado não tem nenhum problema, desde que não seja por muito tempo. O importante é trocar de posição várias vezes ao longo do dia. “Para quem trabalha sentado durante horas, o recomendado é levantar e caminhar um pouco a cada meia hora. O mesmo serve para quem fica muito tempo de pé; é preciso sentar-se um pouco a cada 30 minutos”, alerta o médico. Em caso de viagens longas de ônibus ou avião, é interessante levantar e andar pelo corredor quando possível.

De acordo com Luciana, existem alguns exercícios simples e que ajudam no combate das varizes e vasinhos. Para quem está sentado e não pode levantar, a dica da fisiologista é ficar na ponta dos pés e abaixar o calcanhar por cinco vezes. Na mesma posição, a pessoa pode alongar o músculo com a ponta do pé para cima por 10 segundos. Tirar o pé do chão e fazer movimentos circulares de tornozelo também pode ajudar. O ideal é fazer esses movimentos a cada duas horas. Já para quem fica muito tempo em pé ou pode levantar durante as atividades do dia, o indicado é marchar na ponta dos pés (dez vezes cada perna), além de subir e descer na ponta dos pés. “Levantar para ir até a copa, subir e descer escadas, caminhar um pouco: tudo ajuda. O importante é se movimentar!”, finaliza Luciana. 

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário